quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Energia das ondas precisa de mais tecnologia no mar



Ainda não há tecnologia que seja comercial, mas para que se torne viável, são precisas mais máquinas no mar. Em Madrid, a energia das ondas do mar é o futuro.

 A energia das ondas é ainda considerada como uma vertente das energias renováveis com uma tecnologia pouco eficaz, de cara manutenção e com poucos resultados comerciais viáveis.
Para ultrapassar estas limitações, os especialistas defenderam mais equipamentos dentro de água e o financiamento dos governos dos diferentes países.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Líderes europeus querem rede de energia que cubra toda a UE


Os líderes europeus, reunidos na passada sexta-feira dia 4 de 2011 em Bruxelas, chegaram a acordo sobre uma estratégia para a política energética europeia, que inclui um forte investimento em redes de fornecimento de gás e electricidade que iram chegar, em 2015, aos quatro cantos da Europa.
A diversificação dos modos de produção, de modo a aliviar a UE (União Europeia) da sua actual dependência energética relativamente à Rússia e ao Médio Oriente, a necessidade de economizar e a aposta em energias “limpas” são outros pontos centrais do plano de acção que no dia 4 de Fevereiro mereceu o consenso dos 27 líderes europeus, e que preconiza uma “energia segura, sustentável e abordável”.
Numa cimeira dedicada à energia e inovação, os chefes de Estado e de Governo da União assumiram o objectivo de, nos próximos quatro anos, garantirem uma rede de infra-estruturas que possa garantir o fim do isolamento energético de Estados-Membros, ou seja, que nenhum país da UE possa vir a ser afectado por uma crise alheia.
Energias Renováveis nos Açores


9 Fevereiro, 2011

As energias renováveis atingiram o valor mais alto de todos os tempos nos Açores.
A energia geotérmica cresceu 26,5%,  enquanto a de origem hídrica aumentou 9,4% na ilha açoriana de S. Miguel, no mês de Janeiro. Os números mostram que estas duas fontes de energia renováveis atingiram mais de metade do total da energia produzida na ilha.
A eléctrica açoriana EDA revelou que a produção de energia eléctrica em S. Miguel, a partir de fontes renováveis, atingiu em Janeiro 50,7% do total produzido na ilha dos Açores, revela a Lusa.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Universidade de Évora cria Instituto Português de Energia Solar

2011-01-31
 
A Universidade de Évora vai criar um instituto nacional dedicado à energia solar para potenciar e ajudar a desenvolver o sector em Portugal, fomentando a criação de conhecimento e o desenvolvimento tecnológico e a sua aplicação industrial.

A ideia nasceu muito recentemente no âmbito do projecto de desenvolvimento de energias renováveis, para os vários sectores, que está em curso na instituição que ministra a primeira licenciatura nacional em engenharias renováveis.
O Ministério da Economia e a secretaria de Estado da Energia e Inovação já manifestaram o seu apoio a esta iniciativa. Estima-se que o instituto esteja em funcionamento em 2012.
 

Mete medo. É cara! Mas pode salvar a Terra...

Os projectos de energia nuclear estão de volta? Talvez.
A Índia, com 1 100 milhões de habitantes, possui 15 reactores nucleares já a funcionar, encontrando-se mais oito em construção. A Índia tornou-se uma potência nuclear. Hoje, os indianos são peritos entusiásticos em todas as matérias relativas a energia nuclear. O combustível de urânio provém de minas a oeste do Calcutá; os geradores de vapor provêm do sul do país; os sistemas de controlo, os tubos de combustível e os componentes do reactor provêm de Haiderabade.
«Não podemo recuar. O caminho é em frente», disse o porta-voz do departamento de energia atómica da Índia. «A vida depende da energia e onde vamos buscá-la? Temos de a ir buscar a algum lado.»


Nataional Geographic,
Abril 2006